FUNDAÇÕES ESTACA BARRETE
Entendendo-se como Estaca Barrete, painéis ou lamelas formados individualmente para resistir elevadas cargas verticais. Para sua escavação a utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica é fundamental para a estabilização do furo além de lubrificar o clam schell evitando o seu desgaste. A utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração evita o trabalho de desarenação antes da concretagem.

FUNDAÇÕES ESTACA ESCAVADA
Entendendo-se como Estacas Escavadas de grandes diâmetros, aquela cujo diâmetro é igual ou superior a 600mm, atingindo até 3m. Para sua escavação é necessário a utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica que atua estabilizando a parede do furo e lubrificando as ferramentas evitando o seu desgaste. A utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica evita o trabalho de desarenação antes da concretagem.

FUNDAÇÕES ESTACA RAIZ
É uma estaca concretada “in loco” com diâmetro acabado variando de 80 à 450mm, e de elevada tensão fuste, que é constituído de argamassa, areia e cimento e é inteiramente armado em todo o seu comprimento. Para sua perfuração a utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração estabiliza a parede do furo e lubrifica as ferramentas evitando o seu desgaste.

FUNDAÇÕES PAREDE DIAFRAGMA
A Parede Diafragma é um muro vertical de concreto armado, realizado quando a obra requer subsolo. Dê espessura variável de 30 até 120cm, apto a absorver cargas axiais, empuxos horizontais e momentos fletores, podendo alcançar profundidades superiores a 50m. A utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica em sua escavação, além de estabilizar o furo, lubrifica o clam schell evitando o seu desgaste.

FUNDAÇÕES SONDAGEM GEOTECNIA
Sondagem é a investigações destinadas ao reconhecimento e determinação das camadas e tipos de solos, verificando as condições de resistência dos mesmos e nível d’água, essa investigação é destinada a área Geotécnica e nesse tipo de perfuração também deve ser utilizado a lama auxiliar de escavação/perfuração para lubrificar as coroas ou brocas, além de evitar que as ferramentas fiquem presas.

POÇOS
A perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano, visto suas grandes profundidades e variações geológicas só é possível com a lama auxiliar de escavação/perfuração. A utilização da mesma facilita e aumenta o avanço em sua perfuração, além de evitar o desgaste do equipamento. Nesse processo a lama auxiliar de escavação/perfuração por ser biodegradável e atóxica, facilita a limpeza após a perfuração do poço, tornando mais rápida e mais prática.

PERFURAÇAO DIRECIONAL
É a perfuração de microtúnel horizontal por onde são instalados dutos subterrâneos de forma não destrutiva. Este método causa pouco impacto em sua execução, baixa ocupação nos logradouros públicos e pouca interferência ao meio ambiente, para a sua perfuração deve-se utilizar a lama auxiliar de escavação/perfuração para lubrificar o furo evitando assim que os dutos fiquem presos, estabilizar a parede do furo contra efeitos do lençol freáticos evitando o calço hidráulico.

SHIELD
É um processo de perfuração também MND (Método não Destrutivo) de grandes diâmetros e para sua escavação e cravação dos dutos, a utilização da lama auxiliar de escavação/perfuração é necessária pois facilita o processo aumentando seu avanço e diminuindo o atrito lateral não forçando o equipamento.

TIRANTES
Os tirantes são utilizados para contenção de taludes, muros de arrimo, paredes diafragma, escoramentos, escavações, e para sua perfuração, a aplicação da lama auxiliar de escavação/perfuração aumenta a velocidade do processo e estabiliza o furo para a colocação dos tirantes.

JET GROUTING
Esse processo consiste em um jato da calda de cimento introduzido no terreno a alta pressão e elevada velocidade através de bicos injetores, num raio bem determinado, de tal modo que desagrega o solo misturando-se a esse, formando assim, colunas de solo-cimento, sendo que sua aplicação a lama auxiliar de escavação/perfuração aumenta a velocidade de perfuração e ajuda na manutenção dos equipamentos.
