FUNDAÇÕES ESTACA BARRETE

Entendendo-se como Estaca Barrete, painéis ou lamelas formados individualmente para resistir elevadas cargas verticais. Para sua escavação a utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica é fundamental para a estabilização do furo além de lubrificar o clam schell evitando o seu desgaste. A utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração evita o trabalho de desarenação antes da concretagem.


Geotecnia - Fundações: Estaca Barrete
ESTACA BARRETE

FUNDAÇÕES ESTACA ESCAVADA

Entendendo-se como Estacas Escavadas de grandes diâmetros, aquela cujo diâmetro é igual ou superior a 600mm, atingindo até 3m. Para sua escavação é necessário a utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica que atua estabilizando a parede do furo e lubrificando as ferramentas evitando o seu desgaste. A utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica evita o trabalho de desarenação antes da concretagem.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.
ESTACA ESCAVADA

FUNDAÇÕES ESTACA RAIZ

É uma estaca concretada “in loco” com diâmetro acabado variando de 80 à 450mm, e de elevada tensão fuste, que é constituído de argamassa, areia e cimento e é inteiramente armado em todo o seu comprimento. Para sua perfuração a utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração estabiliza a parede do furo e lubrifica as ferramentas evitando o seu desgaste.


Geotecnia - Fundações: Estaca Raiz
ESTACA RAIZ

FUNDAÇÕES PAREDE DIAFRAGMA

A Parede Diafragma é um muro vertical de concreto armado, realizado quando a obra requer subsolo. Dê espessura variável de 30 até 120cm, apto a absorver cargas axiais, empuxos horizontais e momentos fletores, podendo alcançar profundidades superiores a 50m. A utilização de lama auxiliar de escavação/perfuração polimérica em sua escavação, além de estabilizar o furo, lubrifica o clam schell evitando o seu desgaste.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.
PAREDE DIAFRAGMA

FUNDAÇÕES SONDAGEM GEOTECNIA

Sondagem é a investigações destinadas ao reconhecimento e determinação das camadas e tipos de solos, verificando as condições de resistência dos mesmos e nível d’água, essa investigação é destinada a área Geotécnica e nesse tipo de perfuração também deve ser utilizado a lama auxiliar de escavação/perfuração para lubrificar as coroas ou brocas, além de evitar que as ferramentas fiquem presas.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.
SONDAGEM GEOTECNIA

POÇOS

A perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano, visto suas grandes profundidades e variações geológicas só é possível com a lama auxiliar de escavação/perfuração. A utilização da mesma facilita e aumenta o avanço em sua perfuração, além de evitar o desgaste do equipamento. Nesse processo a lama auxiliar de escavação/perfuração por ser biodegradável e atóxica, facilita a limpeza após a perfuração do poço, tornando mais rápida e mais prática.


Poços
POÇOS

PERFURAÇAO DIRECIONAL

É a perfuração de microtúnel horizontal por onde são instalados dutos subterrâneos de forma não destrutiva. Este método causa pouco impacto em sua execução, baixa ocupação nos logradouros públicos e pouca interferência ao meio ambiente, para a sua perfuração deve-se utilizar a lama auxiliar de escavação/perfuração para lubrificar o furo evitando assim que os dutos fiquem presos, estabilizar a parede do furo contra efeitos do lençol freáticos evitando o calço hidráulico.


Geotecnia - Perfuração Direcional
PERFURAÇAO DIRECIONAL

SHIELD

É um processo de perfuração também MND (Método não Destrutivo) de grandes diâmetros e para sua escavação e cravação dos dutos, a utilização da lama auxiliar de escavação/perfuração é necessária pois facilita o processo aumentando seu avanço e diminuindo o atrito lateral não forçando o equipamento.


Geotecnia - Shield
SHIELD

TIRANTES

Os tirantes são utilizados para contenção de taludes, muros de arrimo, paredes diafragma, escoramentos, escavações, e para sua perfuração, a aplicação da lama auxiliar de escavação/perfuração aumenta a velocidade do processo e estabiliza o furo para a colocação dos tirantes.


Geotecnia - Shield
TIRANTES

JET GROUTING

Esse processo consiste em um jato da calda de cimento introduzido no terreno a alta pressão e elevada velocidade através de bicos injetores, num raio bem determinado, de tal modo que desagrega o solo misturando-se a esse, formando assim, colunas de solo-cimento, sendo que sua aplicação a lama auxiliar de escavação/perfuração aumenta a velocidade de perfuração e ajuda na manutenção dos equipamentos.


Geotecnia - Shield
JET GROUTING


Lama auxiliar de escavação/perfuração:
É o fluído utilizado durante a perfuração do solo, onde sua função básica é manter a pressão positiva, estabilidade mecânica, resfriar e lubrificar as brocas utilizadas durante o processo. Essa lama pode ser:

- Polimérica: São fluídos basicamente constituídos de água (com pH controlado através de Barrilha Leve – nosso MK Alcalinizante 1283) e polímeros (viscosificantes, redutores de filtrado). Esses fluídos, visto serem biodegradáveis, podem ser descartados sem problemas em bota fora convencional ou em zonas de descartes e estação de tratamento de água.

- Bentonítica: São fluídos basicamente constituídos de água (com pH controlado através de Barrilha Leve – nosso MK Alcalinizante 1283) e bentonita aditivada. Esses fluidos apresentam um menor custo sendo amplamente utilizados durante as fases de perfuração, dados os componentes utilizados, a lama bentonítica pode causar problemas ambientais por formar um “cake” impermeabilizando o solo onde é depositado. A lama bentonítica deve ter seu descarte sempre seguindo a orientação do Órgão ambiental local.